terça-feira, 10 de julho de 2007

Não parem as prensas!

Jornais sendo impressosEu havia lido dois artigos, um da The Economist, entitulado "Who killed the newspaper?" e do controverso Dvorak da PC Magazine, entitulado "Don't Blame the Web When Newspapers Die", falando sobre o futuro "negro" dos jornais.

Ambos os artigos foram escritos pelo fato de alguns jornais terem falidos. Em alguns jornais, o principal motivo pela perda de assinantes é simplesmente a funerária, antigamente a receita de um jornal era baseada em vendas/assinaturas do jornal, anúncios encartados e classificados. A Internet como novo veiculo de informação abocanhou boa parte da receita, seja pelos classificados online, seja pela divulgação gratuita de notícias. O principal publico alvo, os jovens, já nascem com a Internet e eles torcem o nariz para os Jornais e pasmem, até mesmo livros.

Os Jornais brazucas estão rebolando para encontrar uma fórmula que possa evitar o fim e encontrar uma luz no final do túnel, estão investindo muito na Internet, a Globo com o G1, a Folha com o UOL e o Estadão com seu novo portal.

A versão papel deverá ser reciclada no futuro para utilizar outra mídia, eletrônica e de fácil transporte, quem sabe em um celular? Mas infelizmente com o declínio dos assinantes, em até 10 anos, creio que só haverá lugar para um jornal de grande circulação em São Paulo.


Nenhum comentário: