quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Novas APIs do Google, novo impulso para o Orkut? (4 Updates)

Google CodeO site TechCrunch divulgou em primeira mão parte das novas APIs que o Google vai lançar no dia 5/Nov. Já havia certa especulação que elas seriam focadas nas redes sociais e até mesmo em APIs para o Orkut, permitindo que programadores pudessem construir aplicativos dentro da rede social do Google. Segundo o site, de concreto o gigante nas buscas irá disponibilizar uma nova API denominada OpenSocial, onde teremos aplicações que irão "conversar" com as redes sociais do Orkut, LinkedIn, Ning, Hi5, Plaxo, Friendster e Viadeo. As empresas Salesforce e a Oracle já declararam interesse no uso da plataforma. As novas APIs serão abertas para o publico, portanto serão passíveis de serem utilizadas em outros sites, ao contrário do que ocorre com o FaceBook onde as aplicações de sites externos trocam informações, mas só rodam dentro dele. O OpenSocial permitirá compartilhar informações de usuários dessas redes, informações de contato ( "Social Graph") e atividades como o histórico do FaceBook.

Esse movimento do Google fará com que surjam mais serviços para as redes sociais que participam dessa plataforma e o principal beneficiado é o usuário que terá uma experiência de uso melhor com as novas aplicações que serão desenvolvidas.

Em contrapartida o Facebook prepara o lançamento do "Social Ad Network" especula-se que eles em conjunto com a Microsoft Advertising, promovam anúncios contextualizados para os usuários como faz o Adsense, será uma forma de capitalizar os usuários e os criadores de aplicações do FaceBook.

Se antes parecia apenas uma briga entre as redes, parece que a guerra foi deflagada:
BussWeek: Google Girds for Facebook Fight
BussWeek: Google's Orkut: A World of Ambition
InfWeek: Google Squares Off Against Facebook With OpenSocial

Updates (2.10):
Update (3.10): First OpenSocial Application Hacked Within 45 Minutes
Update (6.10): Marc Andreessen falando sobre o OpenSocial: Ning is now live with Open Social
Vídeo explicando como sera o OpenSocial:


ScreenCast do Ning:


Nenhum comentário: