terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Seu site por menos de R$ 3,00/mês ! (Parte 2: Site)

Monte seu siteNo tutorial anterior, vimos como criar um domínio pagando menos de R$ 3,00/mês. Com o domínio publicado, vamos criar seu site. Para isso utilizaremos o serviço Google Apps (não confunda com o Google App, que é um outro serviço deles). Clique aqui para ir para o site, escolha a opção Standart, que é a gratuita. Depois clique na aba Desejo Usar Um Nome De Domínio Existente e defina Administrador: eu possuo ou controlo este domínio e digite o nome do domínio:


Clique em Primeiros Passos e preencha o cadastro, com os campos solicitados.
Confira os dados e depois clique em Continuar. Nesse momento, você ira criar a primeira conta do seu novo domínio, esse conta permite que você administre seu domínio e os serviços disponibilizados pelo Google Apps, não esqueça que Grandes Poderes, Exigem Grandes Responsabilidades, mantenha a senha dessa conta segura. Leia com atenção o Termo de Uso e clique em Aceito.

Para que o Google Apps esteja configurado corretamente para seu domínio, você ira ver logo abaixo da barra de menus, o seguinte aviso: Para ativar os serviços do Google Apps, confirme a propriedade de seu domínio, clique no Confirmar propriedade de domínio e escolha como método de confirmação: Altere seu registro CNAME. Leia as intruções. Volte no www.web-dns.co.uk acesse com seu login e procure na linha onde consta seu domínio, o link EDIT e clique-o, em Resources: Add a new record, no primeiro campo digite o código do Google especificado no item 2 que ele forneceu, que deve ser algo desse tipo: google1235789abcdef, depois no terceiro campo, mude de A para CNAME e no último campo, digite google.com. (adicione um ponto depois do com) e depois clique no Add new RR.


Pronto, o registro no DNS para confirmação do Google Apps esta completa, volte na janela com o Google Apps em Verificar.
O processo de validação do seu código pode demorar até 48 horas, se ocorrer algum erro, veja as mensagens que o Google Apps retorna e em caso de dúvida veja o help dele.
Pronto, você já tem o APPS configurado para seu domínio, agora é necessário ativar os serviços que você pretende usar. Você poderá notar que ao lado de cada servíco existe um indicativo que ele esta inativo ainda.

Agora vamos ativar o Google Sites e configura-lo para nosso exemplo: www.cparty09.com.br para isso clique no ícone Sites e no campo Endereço Web, clique em Alterar URL e mantenha a opção padrão, depois clique no botão Continuar, nesse trecho, você tera que reconfigurar o servidor DNS com as instruções exigidas. Volte no www.web-dns.co.uk, acesse com seu login e procure na linha onde consta seu domínio, clique no link EDIT e em Resources: Add a new record,  digite no primeiro campo: sites, depois no terceiro campo, mude de A para CNAME e no último campo, digite ghs.google.com. (adicione um ponto depois do com):


Repita o mesmo processo, para adicionar o www:


Agora volte no Google Apps e clique no botão Concluí Essas Etapas. Agora volte no Sites e em Opções de compartilhamento e selecione Os usuários podem compartilhar sites fora deste domínio (sem qualquer aviso) e ative a opção Os usuários podem tornar os sites públicos e depois clique no Salvar Alterações acesse o endereço que esta no Endereço Web que vai ser algo como: http://sites.seu.dominio no nosso exemplo http://sites.cparty09.com.br . No menu dessa página clique em Clique Criar Novo Site e defina um novo site e configure-o depois clique em Criar Site.


Volte no Painel de Controle clique em Sites e depois clique na aba Mapeamento do endereço da web e clique no botão Adicionar um novo endereço da web:


O site que eu criei no sistema é o http://sites.google.com/a/cparty09.com.br/camisetas-campus-party portanto digite o equivalente ao que você criou no campo Local do Site e no Endereço do Site digite www. Clique no Adicionar Mapeamento e pronto. Voilá,  dentro de poucos minutos seu site estará pronto para acessado. digite http://www.seu.dominio para ver se esta tudo ok. Para editar seu site, clique em http://sites.seu.dominio para fazer as alterações.
O sistema de edição do Google Sites limita a inserção de códigos externos no seu site, por exemplo não é possivel colocar o botão de pagamento do PagSeguro, Widgets de outros sites, etc. Ele apenas libera códigos de alguns serviços disponibilizados pelo Google.


4 comentários:

FORNER disse...

Boa meu caro !!!! sensacional
agora vou entender sobre como direcionar o mail, abs

Robo In disse...

Olá,

Gostei muito do blog, dos post ref. a tecnologias, dei uma lida em algumas máterias e realmente são ótimas.
Enfim, eu faço Jornalismo, e meu blog é um trabalho ref. a tecnologia, e as consequências dela no mercado, junto com a crise e globalização.
Eu e meu grupo estamos "ajeitando" ele.
Gostaria de linkar vocês e caso fosse possível de você nós linkar Tambem.

www.roboin.blogspot.com

Obrigada,
Roboin - Juliana Isaias

Laura_Diz disse...

E qto à segurança?
se vc recomenda deve ser legal, néw
eu tenho 2 espaços um no Nassif outro no blogspot. Mas queria fazer um meu.
Abs,Laura

zandor disse...

Ola Laura,

Existem várias opções para ter seu próprio domínio. Como você usa o Blogspot, você pode fazer a parte 1 e direcionar seu endereço para que ao invés de digitarem http://lauravive.blogspot.com digitem http://www.lauravive.com.br (dominio disponivel) e cai no seu atual blog.