quarta-feira, 11 de maio de 2011

Largando as drogas...

Bonne année, et 2010 sans Windows...Havia comentado no ultimo posto do final de 2009, que queria largar algumas drogas... ;)

Agora é oficial, não darei mais suporte para Windows, nem seus aplicativos, como Office, Messenger...

Alerto que o Windows XP só tem atualizações de segurança até 2014, portanto acostume-se com a idéia de comprar o Windows 7 ou instale de graça o Ubuntu.

Para quem tem o Vista ou o XP recomendo que use o Google Chrome e/ou o Firefox ao invés do Internet Explorer, ou ainda o Google Pack que instala o Chrome para todos os usuarios do micro e vem com o Avast (antivirus), Firefox, Acrobat e outros programas que você mesmo pode escolher.

Você pode se prevenir de problemas com o HD ou virus, fazendo uma imagen do seu HD. Faça as atualizações do Windows e instale os programas que você tem mais necessidade, depois use o Clonezilla, ele permite fazer uma imagem da partição do seu disco e jogar num HD externo USB ou pela rede em outro micro compartilhado, quando houver um problema grave, você faz a restauração, o porém é que ele ira apagar todos os dados mais recentes que foram criados após a ultima clonagem do HD.

Ninguém faz backup, por que geralmente da trabalho. Uma opção é usar o (Dropbox para fazer backups na medida que voce lembra e resgatar o arquivo em outro micro e até do celular, gratuito até 2GB, tem cliente para Windows, Mac e Linux, além da interface web. Caso sejam dados sensiveis, compacte com o 7-zip usando uma senha com no minimo 10 caracteres, com letras e numeros. Se for mais paranóico, use o TrueCpryt programa usado pelo Dantas e o Bin para esconder certas coisas...

Uma outra opção de Software para backup é o Gladinet que envia os arquivos selecionados para varios serviços de armazenamento na nuvem como Google Docs, Amazon S3, FTP Server, SkyDrive do Live. As versões pagas podem fazer o backup de modo transparente para você e com agendamento.

Quer uma versão que não seja o Office da MS para editar ou ler documentos compatíveis com o Office 2007, experimente o Libre Office (ex-BROffice), não tem todo suporte como macros do Office, mas funciona bem para o feijão com arroz, além da compatibilidade.

Se prefere utilizar o Windows, recomendo essas praticas:
  • Crie uma conta de usuário com segurança limitada e só utilize a conta que tem nível de administrador para instalar programas, isso minimiza os riscos;
  • Programe o Windows Update para ele fazer automaticamente as atualizações no horário que você costuma deixar o micro ligado, geralmente ele esta configurado para 3h da madrugada;
  • Em redes WIFI abertas ou publicas (mesmo com senha da base), nunca utilize suas senhas em paginas que não tenham acesso via https, nem ative o messenger, pois esse ultimo passa a senha sem criptografia.
  • Desative serviços e programas desnecessários na inicialização do Windows 7;


Nenhum comentário: