quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Bonne année, et 2010 sans Windows...

Campus PartyDesejo um ótimo Natal e que 2010 seja repleto de Felicidade e Alegrias.

Aproveitando e olhando uma decada para trás, meu histórico como profissional trabalhando com a plataforma Windows (servidores e desktop) e Linux. Digo com prazer, como usuário, que não uso mais Windows para o dia-a-dia nem em casa.

A tecnologia que começou com o Windows 2000 e veio sendo reclicada ao longo do tempo, de fato nunca deu um salto tecnológico significativo depois da transição do Windos 98 para Windows 2000. Para quem tem Windows XP, lamento dizer que o ciclo de vida dele expira em Jan/2010, a transição natural é para o Windows 7, porém, no Brasil não é vendido a versão Upgrade só a Full que é mais cara. Quer saber mais sobre o Windows 7? Veja a URL abaixo:

http://pt.windows7sins.org/

Para aqueles que tem Windows legítimo e procuram ajuda, sugiro dar uma olhada na página de suporte da Microsoft, onde irão encontrar tel. e foruns para tirar duvidas:

http://support.microsoft.com/?LN=pt-br&x=6&y=13

Estou trabalhando a mais de um ano com Ubuntu, agora com o 9.10, e vez ou outra com um Macbook. Livrar-se das drogas pode requerer um pouco de trabalho, mas depois você acaba acostumando com o novo ambiente.
Quanto mais pessoas trabalharem com esses sistema operacionais, mais as software houses irão olhar para esse nicho e portar aplicações do Windows para ele, por exemplo eu comprei o Nero for Linux da Ahead

Para quem preferir usar o Ubuntu, saiba que nem tudo é maravilhoso, muitos fabricantes não liberaram uma versão open source dos drivers e dessa forma muitos fazem "gambiarra" para poder usar um determinado hardware, em especial para as placas de rede sem fio. Porém, mais de 95% do hardware do mercado é reconhecido "automagicamente" pelo Ubuntu 9.10, se fosse o windows seria necessárior instalar um driver de uma pis duvidoso, que muitas vezes vem contaminado com um vírus, isso se você conseguir achar o driver.

A escolha é sua, pense a respeito.

Feliz 2010 sem Windows


Nenhum comentário: