quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Vídeo do Estadão: Ponto Final (3 updates)

Chegamos na crista da onda sobre o assunto, portanto meus últimos comentários a respeito. Bradar que a Internet esta cheia de lixo, porcarias, pedofilias e outras abominações humanas é chover no molhado. O que todos querem é o conteúdo e cada pessoa procura sua praia, existem quem prefira ver o Mr. Mason do Cocadaboa, outros preferem ver a Desciclo.pedia e outros o Estadão. Agora achar que só a fonte dele é segura ou que o conteúdo dele é legítimo é uma bobagem, afinal tudo é uma questão de ponto de vista, pois a verdade tem várias facetas.

O evento iria começar com só um blogueiro, no final acabaram colocando três blogueiros na mesa redonda. O Renato Cruz em sua matéria do Estadão “Blogs buscam consolidar a credibilidade”, pontua os principais pontos da mesa redonda ocorrida nesta última quarta, mas não transparece tudo o que o João Livi da Talent (se eu fosse um cartunista, teria utilizado o mote dos macaquinhos com ele ;) ) pensa sobre o assunto, onde ele aponta que apenas uns poucos blogueiros não gostaram da campanha, Gilson Schwartz da ECA/USP jogou mais gasolina na fogueira, dizendo que “[...]o Estadão esta certo, tem mais que descer o cacete nesse mundo da blogosfera porque de fato tem muita porcaria [...] acho ótimo que uma campanha dizendo olha, cuidado, porque realmente você pode comprar gato por lebre.”, mas com participação pífia em qualidade de comentários, como conheço um pouco da ECA, felizmente a voz dele não é da maioria de lá. O blogueiro Edney da InterNey mandou bem e manteve num bom nível a mesa-redonda, ele apenas se ressentiu no blog dele, de não ter aproveitado melhor o espaço da mesa redonda.

Foi um avanço o Grupo Estado ter feito um evento envolvendo os blogueiros, infelizmente não houve uma retratação oficial do Grupo Estado, apenas um "amamos todos os blogueiros" feito pelo Godoy na abertura do evento, prometeram colocar uma matéria no jornal impresso, mas não foi na edição desta quinta, talvez estejam digerindo o que foi dito para levar na edição de sexta, ou enterrar o assunto de vez. Como dito no meu post anterior, a mesa redonda botou panos mornos sobre o assunto, só fataram convidar os blogueiros, para blogar no Estadão, mas isso só farão isso em Outubro (ops, disse algo?). Mas uma coisa é certa, os blogueiros profissionais estão se agrupando e buscando meios de sustentabilidade econômica, querem ser independentes e continuar a melhorar a qualidade do conteúdo. Se alguém ganhou o evento, esse alguém foi a Talent, que além de não explicar nada, aproveitou para dizer que irão lançar um blog, o Estadão ficou com o pepino e não soube dar nomes aos bois ou ao menos aponta-los. A propaganda foi um tiro pela culatra do Grupo Estado e deu um empurrão indireto para a blogosfera para se profissionalizar mais, o Darwinismo Editorial irá mostrar quem tinha razão.

Meus agradecimentos ao Rodrigo Barba por ter disponibilizado o vídeo do evento antes mesmo do Estadão fazê-lo (isso se o fizerem), faltaram apenas os minutos iniciais do evento com o Godoy abrindo a mesa redonda e a apresentação pessoal de cada um. Dê uma olhada e tire suas próprias conclusões:



Fiquei curioso sobre o acesso ao site do Ney. Apenas como um comparativo, veja o rank do Alexa de alguns sites no últimos 6 meses:

Update: Achei interessante fazer uma comparação do Estadão nos últimos 5 anos:

Update 2: Os vídeos do debate foram disponibilizados pelos Estadão, em 5 partes, clique aqui para ver a lista.
Update 3: Saiu no jornal O Estado de S.P. no caderno Vida& do dia 02.09 "Credibilidade na blogosfera" e "Surgido há 10 anos, o fenômeno dos blogs transforma todos em autores".


Nenhum comentário: