Uma segunda opinião....
Você, é óbvio, já tem um antivírus instalado no seu computador, mas será o suficiente? Complementando meu primeiro post “Fui contaminado e nem vi...”, cada fabricante de antivírus tem algoritmos de varredura e sua própria base de dados de dados contendo a assinatura do vírus (o equivalente ao RNA de um vírus) que são totalmente diferente do concorrente, muitas vezes um fabricante pode detectar um vírus ou spyware que o outro não detecta e vice-versa. Além da pratica usual de manter o antivírus atualizado, periodicamente rode outros programas para analisar o seu computador, de preferência do concorrente.
Pode parecer paranóico, mas dessa forma você mantém o micro seguro, hoje os spywares e os computadores zumbis são as maiores fontes de preocupação, o spyware geralmente vem em um email, ou em um link no MSN, onde sem saber, você abre uma página web que acaba instalando um programa que fica monitorando o micro a busca de senhas, especialmente de bancos através de um keylogger. Um computador zumbi é aquele que foi contaminado e permite ser controlado remotamente, tornando-se parte de uma rede denominada botnet. Uma botnet geralmente aproveita as falhas de segurança do micro ou enviam emails contendo um link para uma página onde você será contaminado. A botnet é controlada por um cracker e as vezes até "alugada" para outros, os micros zumbis são usados geralmente para gerar um ataque contra um site na Internet e dessa forma, tal site deixa de funcionar, ou ainda para mandar emails com spam ou com links para contaminar outros micros, geralmente uma botnet tem milhões de computadores infectados.
Você pode utilizar gratuitamente um desses serviços/programas para anlisar seu micro:
- NanoScan da Pandsoftwe, ainda na versão Beta, roda sob o Internet Explorer (IE);
- Panda ActiveScan da Pandasoftware, roda sob o IE;
- HouseCall da TrenMicro (em inglês), roda sob o IE ou o Firefox com plugin para Java;
- Kaspersky OnLine Scanner da Kaspersky, roda sob o IE, detecta, mas não remove;
- Symantec SCC da Symantec, roda sob o IE;
- FreeScan da Mcafee, roda sob o IE;
- Sophos Threat Dectection da Sophos, em inglês, é necessario instalar o programa, válido por 30 dias;
- Security Advisor Virus Info da Computer Associaters (CA), em inglês só verifica vírus, necessita do IE;
- PestScan da CA, em inglês, só analisa spywares, necessita do IE.
Existem programas mais específicos, como os verificadores de rootkit. Um rootkit é um programa que permite a um invasor tomar conta do computador:
- AVG Anti-Rootkit da AVG, em inglês;
- Panda Anti-Rootkit da PandaSoftware;
- Sophos Anti-Rootkit da Sophos, em inglês.
Mantenha seu sistema operacional atualizado, no Windows, clique no botão Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema, na aba Atualizações Automáticas, ative a opção "Baixar Atualizações, mas eu decidirei quando instalá-las.".
Nenhum comentário:
Postar um comentário