quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Cisco Emperrada - Apagão na Internet BR? (3 updates)

Cisco PhoneA Operação 'Persona' da Receita Federal, prendeu preventivamente os representantes legais da Cisco e da principal importadora dela, a Mude, ambas são acusadas de fraudes tributárias em cerca de R$ 1,5 Bilhões.

O que isso afeta você, caro Internauta? As principais empresas de Telecomunicações como a Telefônica e Embratel assim como outras empresas privadas como a Vale do Rio Doce, Abril, GM e Grupo Estado, todas utilizam em sua infraestrutura de dados os equipamentos da Cisco. Os aparelhos de menor porte tem suporte e estoques no Brasil, o problema são os equipamentos de "grande porte" utilizados nos backbones de dados, que geralmente não existem em grande estoque no Brasil, por serem caros. Isso compromete o suporte dessas empresas, apesar de ser um produto de excelente qualidade, não é imune a falhas e se a Cisco não conseguir resolver a importação até o final do ano, vários projetos de grande porte que dependem dela não poderão ser viabilizados no prazo devido, e o mais importante, o suporte para os principais backbones da Internet também poderão estar comprometidos, colocar um aparelho concorrente não é tarefa fácil, pois existe todo um treinamento e configuração para trabalhar com uma rede que já esta operacional. O melhor é torcer para não ocorrer um "Apagão na Internet", agora com motivos reais e não do Mr. Mason.

Além da subsidiária brasileira, quem também poderá ficar com uma "saia justa" quando a notícia for divulgada nos EUA é John Chambers, CEO da CISCO e um dos conselheiros de Segurança de TI para a Casa Branca.

Update: Nota da Cisco sobre a situação no Brasil:
http://www.ciscoredacaovirtual.com/redacao/comunicados/ver_comunicados.asp?Id=494

Noticia da AP, publicada pela Bus. Week (17.10): Brazil tax evasion raids on Cisco close company's offices in Sao Paulo, Rio

Matéria da ComputerWorld (17.10): Mude garante que mantém operação parcial

Mais notícias sobre a investigação, clique aqui


Nenhum comentário: