quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Portal Limão Nasceu! (parte 1/2) (2 updates)

Novo portal LimaoO Portal Limão (Beta) nasceu hoje (29.10) e será o novo nome para o Portal Estadão, uma tentativa de desvincular o nome do jornal com o Portal, assim como é o UOL para com a Folha de São Paulo. O desgin original foi feito pela Agência Click, a infra-estrutura e boa parte do desenvolvimento, foi feita pela Tivit.

A home do novo portal tem o conceito de Web 2.0 usando widgets e personalização, assim como a home do iGoogle você pode arrastar blocos de conteúdo ou mesmo adicionar ou remove-los para compor sua página de entrada. Apesar de pequenos bugs e dos problemas de navegação com o Firefox, quase todo o site está ok. Infelizmente o conteúdo iterativo esta fechado para os convidados nessa fase de testes.

Foram adicionados novos canais em relação do antigo Portal Estadão, como Banda de Garagem (BDG), Com Limão, CoolNex, Meu Bairro, Miniclip, TimeOut e TV Limão. O novo portal fornece mais iteratividade para o usuário e vai aglutinar os usuários em torno das comunidades baseadas no que eles chamam de wikisites. A matéria de abertura do site intitulada “Chega o Limão, o espaço mais inquieto da web brasileira” é no mínimo confusa, foi destinada para jovens, mas com linguagem carregada, serviria mais como press release do que boas vindas, ele indica que os convites para o cadastro deve ser solicitados na Central de Usuário que até o momento deste post não estava funcionando, mas foi assegurado que até o final da semana, os convites estarão sendo liberados para o público.

Os vídeos da TV Limão podem ser colocados na sua página personalizada, mas infelizmente não têm código de embed para ser utilizado em outros lugares fora do Portal. O Limão conclama desenvolvedores para criar aplicações para eles, mas ainda não esta claro como será essa forma de iteração.

Ficou um clima de incerteza no ar, o novo email do Limão vem do Google Apps, como é baseado no novo cadastro, que fim terá o atual email do Estadão? E respondendo minha dúvida no meu post anterior, o portal não tem blogs, mas o que será o conceito deles de wikisites? ;)

Pequeno easter egg: as caras que aparecem nos banners do portal são dos próprios envolvidos no projeto:

Caras do limão Caras do limão Caras do limão Caras do limão

Adendo: A Revista Piauí, ed. 12 liberou no site o artigo do ex-diretor de redação do grupo Estado, Sandro Vaia sobre o Jornal: Detrás das Dunas do Estadão.

Update (30.10): Post de Fernando Madureira sobre o Limão: Por que o Limão pode dar certo (e por que não).
Update (01.11): Matéria da IDG Now:Grupo Estado aposta em interatividade com comunidade com projeto Limão

2° Parte : Portal Limão Nasceu! (parte 2/2)


2 comentários:

AlexW disse...

Na verdade, o Limão não pretende substituir o portal Estadão, que continua e continuará no ar. O novo portal é uma entre várias iniciativas de internet previstas pelo Grupo Estado, e tem como objetivo atrair uma audiência mais jovem.

Vários parceiros do Limão estão se preparando para se juntar ao portal , que deve abrir ao público todas as suas áreas nas próximas duas semanas. Então, continuem de olho que ainda vem muita coisa por aí.

Anônimo disse...

Interessante... o webmail na realidade é Google Apps...