quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

2008 vai ser um vai ou racha para os celulares

GPhoneCelular de modo geral não é minha praia, para quem gosta de acompanhar esse mercado, recomendo o blog da Garota Sem Fio. O motivo desse post é que nesta semana peguei em um iPhone de um amigo para destrava-lo, mas não foi possível liberar o chip SIM por que ele veio com o Firmware mais atual (1.1.2), então ele acabou virou um iPod Touch com bluetooth.

Com isso resolvi falar sobre os novos celulares, como o N95 da Nokia, o iPhone e o recém lançando HTC todos oferecem uma versatilidade para navegar pela Internet, além de permitirem instalarem aplicativos sofisticados, a diferença dele para os smartphones como o Treo e similares é a Interface com o usuário. É muito difícil enfiar um teclado num celular minúsculo, portanto as telas sensíveis ao toque desse novos celulares permitem elevar a experiência do usuário, onde são utilizadas como teclado. As fabricantes de celular estão cada vez mais próximas de algo ideal, que seja eficiente e torne fácil o usuário digitar, por exemplo, um simples endereço de um site na Internet.

Além disso existe a briga entre as fabricantes de celular que estão cada vez mais acirradas e ja deixaram mortos pelo caminho, como a Siemens que vendou a divisão de celulares para a Benq. Se a Apple tem a loja virtual iTunes, onde é possível ao residente americano comprar músicas para os iPods, a Business Week noticiou que a Nokia fechou um acordo com a Universal Music para que uma nova leva de celulares (top e linha) possa fazer downloads ilimitados por um ano da loja da Universal, que detêm os direitos de cantores como 50 cent, Diana Krall, Sheryl Crow, U2, entre outros além de ser dona da Deutsche Grammophon conhecida gravadora de musica erudita. Em contrapartida a tudo isso, a Motorola lançou uma iniciativa OpenSource, colaborando com a Comunidade Open, porém ainda não lançou um produto “matador” que concorrar com as outras três citadas anteriormente.

Em 2008 devemos ter o lançamento do Google Phone (GPhone) no mercado americano, ele será baseado no Android, uma plataforma de celular feita em cima do Linux e aberta ele conta com um Consórcio que reúne empresas com a Motorola, Intel, NVidia, HTC entre outras. O concorrente do Android é o OpenMoko também baseado em Linux, esse último deverá ter apoio das fabricantes de motherboard de Twaian, mas o futuro dele é ainda incerto depois do lançamento do Android, existem rumores que o Google tem conversado com a empresa do OpenMoko.

Portanto no ano que vem, irá representar para muitas empresas um triunfo no mercado ou acabar ficando sem espaço para vender inovações que correspondem a boa parte do faturamento delas.

Para quiser saber como desbloquear um iPhone/iPod Touch: http://www.jailbreakme.com, lembrando que a utilização de um celular desbloqueado pode constituir crime.


2 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante !!!

Anônimo disse...

Gostei do seu blog , muito legal e informativo Parabéns !
beijos