segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Morte das Redes Sociais?

Capa CD X de Kylie MinogueA produtora (EMI) da cantora australiana Kylie Minogue lançou uma rede social para ela. Batizada de KylieKonnect (http://kyliekonnect.com) ele permite que o usuário "interaga" com a cantora, no fundo é apenas um site promocional para o CD X que será lançado no dia 21/Nov e sequer tem os vários recursos que conhecemos hoje das redes sociais.

Gosto do trabalho da Kylie em especial a luta dela contra o câncer de mama em que ela mesmo anunciou em 2005. Infelizmente a EMI utilizou-se do mote das redes sociais para tentar alavancar o novo CD, ou seja, estamos vendo a banalização delas, também pudera, com tantas redes sociais e serviços distintos prestados por cada uma, o que fazer? Abrir cadastro em cada uma delas, para deixar quase todas ao limbo? Não fazer o cadastro e perder o contato com aquele amigo ou ente querido? Esperar que surja um serviço de "mashup" de redes sociais baseadas no OpenSocial?

É claro que estamos longe de um colapso de qualquer rede social, mas quanto tempo elas aguentarão em pé sem um claro retorno financeiro para seus financiadores? Por outro lado, quanto tempo você acha que irá aguentar atualizar/participar do Orkut durante o dia, o Facebook a noite e quando sobra um tempo, dar uma pincelada no MySpace ou ainda atender o chamado para mais uma nova rede social?

Rede social virou um jargão, igual a um "site" como outro qualquer, onde você expõe uma parte de sua vida para seu amigos e é claro, fuça na dos outros, sem muito comprometimento e/ou atuação.

IMHO a Rede Social do "futuro" será diferente do que conheçemos hoje, ainda será afinada pelo gosto dos Internautas, por enquanto estamos como no clipe da Kylie, "Come Into My World", dando voltas atrás do rabo:



Nenhum comentário: