domingo, 11 de outubro de 2009

Post Pago na Faculdade?

Campus PartySe o termo fosse aplicado na mídia tradicional ele seria conhecido como jabá. Comum em matérias em que o jornalista foi convidado a ir a um evento e escreveu um artigo sobre a empresa que pagou todas as despesas para ele ou ainda a empresa paga para ter uma matéria publicada, como fez recentemente uma revista semanal, sobre um site de relacionamento.

No ano passado e no início deste, o tema Post Pago esta em alta, figura carimbada em qualquer evento de mídia social, sempre seguido pela monetização. Porém o boom foi a repercução em torno da Telefonica que pagou o apresentador e jornalista Marcelo Tas para publicar notas pela Internet.
Assim como ocorre na mídia tradicional isso iria ocorrer na Internet, é apenas uma transposição do que já ocorre, porém na nova sociedade do conhecimento, essas ações de marketing, mascarando suas reais intenções só geram pontos negativos, esse assunto esta longe de acabar e ter um formato que agrade a gregos e troianos.

Nem bem o assunto começou, começaram a surgir blogs de alunos americanos em suas faculdades, mas com a diferença que eles são pagos para escrever. Como é tradição, muitas faculdades americanas privadas custeiam os seus cursos para jogadores que façam parte da liga da faculdade, no fundo é um modo da faculdade ganhar visibilidade. O New York Times publicou no início de Outubro, uma matéria sobre alunos do MIT entitulada "M.I.T. Taking Student Blogs to Nth Degree" onde os estudantes do MIT e outras universidades são pagos para escrever, literamente para dizer que a faculdade é legal e que você esta perdendo a festa se ficar fora. Os estudantes do MIT, que são escolhidos para essa vaga chegam a ganhar até US$ 40 por semana. Mas até que ponto você pode confiar em alguem que é pago para escrever sobre a própria faculdade? A faculdade iria pagar alguem que pudesse falar mal das instalações, sobre racismo, ou problemas da administração? Obviamente não, apesar de ser um movimento recente, não creio que ira durar muito, diferentemente desses blogueiros, os jogadores dão duro para ver seu resultado real.

Saiba mais:
  • Inagaki: Campus Party - Blogueiros x Jornalistas, o falso embate

  • El País: EUA impõem limite para a publicidade nos blogs

  • Blog de Guerrilha: Post Pago

  • Webinsider: A publicidade em blogs e a venda do editorial




  • Nenhum comentário: