quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A Indústria de Entretenimento tradicional e a Internet.

MovieComo uma pessoa doente, as empresas de mídia estão passando pelas cinco fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. A indústria fonográfica foi a primeira, negou que a Internet pudesse ser um canal de distribuição, a raiva gerou os inúmeros processos contra usuários de redes P2P, na barganha tentaram comprar empresas como a Napster, gerar conteúdo protegido por DRM e CDs protegidos para evitar cópias, na fase da depressão viu que os ganhos com a venda de CDs não subiram como esperavam e o DRM não emplacou, por fim a aceitação, pois não foi possível ir contra os usuários. Quase todas gravadoras acabaram se dobrando para a venda de músicas no formato MP3, um dos fatores que pesou a favor dos usuários foi a loja virtual da Apple vendendo músicas sem proteção e logo em seguida a Amzon.

Agora a indústria cinematográfica que mal acabou de sair da greve dos roteiristas americanos lançou sua guerra contra a distribuição de cópias piratas, ou seja, encontra-se na fase da raiva. Mas um grande problema para sair dessa fase é que esse segmento da mídia mantém um forte esquema de distribuição tradicional denominado "windows of exhibition", um filme de boa bilheteria segue o seguinte ciclo: primeiro a exibição na telona, depois a venda ou locação para o publico doméstico em formato de DVD/BlueRay/VHS, após um tempo é exibido nos canais pay-per-view ou Premium das operadoras de TV a cabo e finalmente para as TVs abertas e a cabo.
Apesar de boa parte da receita estar se concentrando na venda ou locação de DVD (46% em 2000) as produtoras não querem perder a fatia para canais pay-per-view e Premium (28% em 2000), canais como a HBO garantem boa fatia dos ganhos das produtoras. Veja que antes do advento do DVD, a venda do VHS no ciclo ficava depois da exibição do pay-per-view.

Até mesmo a locação virtual de filmes segue regras que parecem do mundo real, no Xbox Live, os usuários podem alugar vídeos, os filmes após serem transferidos para o Xbox 360 devem ser assistidos em até 14 dias, porém ao dar o primeiro play no filme você tem até 24h para vê-lo, depois disso ele é apagado do console.

A indústria fonográfica foi a primeira a definir um modelo razoável para venda de música pela Internet, mas ainda estamos longe da cinematográfica ter um modelo que não seja draconiano e que chegue à fase da aceitação.

Veja no link abaixo (em inglês) como estão estão distribuidas as grandes empresas de Mídia Americana:
http://www.pbs.org/wgbh/pages/frontline/shows/cool/giants/


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